É tempo de Natal

 em Clube Gourmet, Receitas

Adoro o Natal e tudo que vem com ele!
As boas lembranças da ceia e do almoço do dia 25 vêm recheadas de delícias que compartilhamos à mesa. No Natal de novos tempos, juntamos a praticidade de encomendar pratos que podem fazer toda a nossa ceia ou simplesmente dar uma ” levantada” no tradicional tender e peru feitos em casa.
Minha querida amiga Claudia Porteiro, além de empresária super bem sucedida neste ramo, é uma cozinheira de mão cheia. Experimentar suas delícias é sempre bom.
Encerrando o ano das aulas nas quais ela e a filha Bianca passam receitas que facilmente podem ser repetidas em casa, semana passada ela nos ensinou pratos pras festas de fim de ano.
Ela escolheu pra compartilhar aqui com vocês a receita do lombo recheado com farofa de avelã, que eu sugiro que acompanhe arroz com passas, alguns vegetais na manteiga e de entrada uma salada bem rica que também pode ter frutas misturadas.
Use um pouco de criatividade para compor toda sua ceia natalina e acompanhe sempre aqui no blog mais receitas para esta época.

03_foto1-779013

LOMBO RECHEADO COM FAROFA DE AVELÃ

INGREDIENTES:
1,6 kg de lombo de porco
Sal e pimenta do reino
Limão

INGREDIENTES DO RECHEIO
100 g de avelã
100 g de damasco
100 g de bacon
1 cebola média picada
1 maçã pequena sem casca e picada em cubos pequenos
100 g de manteiga
80 g de farinha de mandioca flocada
Sal e pimenta do reino a gosto

03_foto2-779014

MODO DE PREPARO DA FAROFA:
Frite o bacon até dourar e, em seguida, adicione manteiga e refogue a cebola. Reserve. Em uma travessa, misture a avelã, o damasco, a cebola com bacon, a maçã e, por último, a farinha até obter uma farofa úmida. Reserve.

MODO DE PREPARO DO LOMBO:
Abra o lombo em manta. Tempere com sal, pimenta e limão. Em seguida, recheie o lombo com a farofa temperada, enrole e amarre com barbante. Doure a carne em uma panela com um pouco de azeite. Em seguida coloque-o em uma assadeira coberta por papel alumínio e leve para assar em forno pré-aquecido, a 160 graus, por aproximadamente uma hora e meia. Retire a carne e disponha em uma travessa. Aproveite o fundo da assadeira para fazer o molho: junte uma colher de manteiga e xícara de vinho e deixe reduzir. Regue o molho sobre o lombo e sirva.

Cristina Pisoni
Apaixonada por comida e sempre disposta a contar e ouvir boas histórias. Autora deste blog e, atualmente, coordenadora do Caderno Gourmet do Jornal Todo Dia, busco conectar as pessoas através das refeições, afinal, quem não tem uma memória que remete à mesa?
Posts recentes
Showing 4 comments
  • Lucia Bosquiero
    Responder

    Muito bom! Vou fazer a farofinha!!!

  • Vera
    Responder

    Fiquei com vontade deste lombo recheado ? deve ser muito gostoso ?

  • Sueli guimaraes
    Responder

    Adoro suas receitas estão de parabéns!

  • Marlene Peres Callas
    Responder

    Hummmmm!
    Adorei as receitas!!!
    Impecável como sempre!
    Parabéns!

Deixe um comentário